Quantcast
Channel: Blog: PASCH no Brasil – Escolas: uma parceria para o futuro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 402

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA “STUDIENBRÜCKE”

$
0
0


“Studienbrücke” é um programa desenvolvido pelo Goethe-Institut em colaboração com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com as universidades alemãs que formam a Aliança de Universidades da região do Ruhr. Seu objetivo é oferecer acesso direto a uma das universidades alemãs associadas para alunos/as estrangeiro/as que se destacam nas matérias matemática, informática, ciências naturais e exatas, que têm conhecimentos de alemão e que gostariam de estudar na Alemanha.

O programa “Studienbrücke” é dividido em módulos e segue uma progressão de aprendizagem definida. Os módulos obrigatórios, em sua maioria online, incluem cursos de idioma, exames (TestDaF e TestAS, incluídos os respectivos cursos preparatórios), cursos preparatórios em matérias “MINT” (matemática, informática, ciências naturais e técnica), treinamentos interculturais e assessoria pedagógica. Além dos módulos obrigatórios, os/as participantes têm a possibilidade de assistir a cursos opcionais como a Academia MINT (Mathematik, Informatik, Naturwissenschaft, Technik).

Através de uma preparação na língua e linguagem técnica alemãs, uma introdução às práticas de estudo e ao sistema de ensino superiores na Alemanha e treinamentos interculturais realizados no país de origem, o programa permite o ingresso direto a uma das universidades associadas.

© fotolia/Foto: ReeldealHD images

Por que estudar na Alemanha?

Formação acadêmica de excelência: Uma carreira na Aliança de Universidades da região do Ruhr garante ensino e pesquisa do mais alto nível e abre possibilidades de trabalho no mundo inteiro.

Orientação prática: Nas universidades alemãs, a teoria e a prática estão estreitamente vinculadas, principalmente em carreiras ligadas à matemática, informática, ciências naturais e técnica. O sistema de Bachelor e Master oferece flexibilidade internacional.

Baixo custo: O programa “Studienbrücke” torna possível o bacharelado em uma universidade associada a um custo acessível.

Por que participar do “Studienbrücke”?

Até o momento, alunas/os egressas/os de escolas de ensino médio provenientes da maioria dos países não europeus não podiam ingressar diretamente em uma universidade alemã após a conclusão do ensino médio. Era necessário que estudassem um ou dois anos em uma universidade no seu país de origem ou que concluíssem os estudos preparatórios prévios nos assim denominados “Studienkollegs” na Alemanha.

Depois que o estado federado da Renânia do Norte-Westfália (Nordrhein-Westfalen) passou a permitir um modo de ingresso alternativo para o estudo em nível superior por meio de exame de aptidão, os/as candidatos/as podem ingressar nessas universidades de forma direta. A condição para tanto é a conclusão com aprovação do programa preparatório “Studienbrücke” no respectivo país de origem.

Anualmente, as universidades alemãs associadas ao programa disponibilizam um determinado número de vagas para os participantes internacionais do programa “Studienbrücke”. Além disso, e por meio de uma ampla variedade de ofertas, fornecem aos estudantes ingressantes apoio e assessoria desde o início e durante o período do curso superior. Os participantes do “Studienbrücke” que tiverem concluído o programa com sucesso, podem se candidatar a uma vaga nas universidades associadas ao programa.

Quem pode se candidatar?

As condições de participação no programa “Studienbrücke” 2018-2020 na América do Sul são as seguintes:
• ser aluno/a de ensino médio e estar cursando o penúltimo ano escolar em 2018
• ter conhecimentos prévios de alemão (nível mínimo concluído A2)
• demonstrar grande motivação e interesse em estudar na Alemanha
• ter muito boas qualificações escolares nas matérias matemática, física, química, informática e/ou ciências naturais
• consentimento por escrito dos pais, tutores ou responsáveis

Como faço para me candidatar?

Mais informações você encontra neste edital: 2018_Studienbruecke_edital.pdf

Para obter os formulários necessários para a inscrição, entre em contato com o/a seu/sua professor/a de alemão ou com pessoa de contato do programa “Studienbrücke” para a região da América do Sul:

Michelle Löwenthal
Goethe-Institut Buenos Aires
Tel. +54 11 43185600
Michelle.loewenthal@goethe.de

Prazo limite para o envio da candidatura: 31 de julho
Início do programa: 15 de agosto
Duração do programa: 26 meses aproximadamente

Viewing all articles
Browse latest Browse all 402