Em 2008, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, sob a gestão do ministro Dr. Frank-Walter Steinmeier, inaugurou a iniciativa PASCH - “Escolas: uma parceria para o futuro” (“Schulen: Partner der Zukunft”) com o intuito de criar uma rede global de escolas que ensinam alemão. Hoje, com mais de 2.000 escolas parceiras e 600.000 alunos em 120 países, não há dúvida de que a iniciativa é um sucesso.
Para comemorar os 10 anos de PASCH, foi organizada uma grande festa em Berlim no dia 06.06 pelos coordenadores da iniciativa: Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (Auswärtiges Amt), Goethe-Institut (GI), Central de Escolas no Exterior (ZfA), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Serviço de Intercâmbio Pedagógico da Conferência Permanente dos Ministérios da Educação e Cultura da Alemanha (PAD).
Pela manhã, ex-alunos das escolas parceiras puderam participar da Karrieremesse, uma feira expositiva de empresas e universidades, que incluiu workshops e debates. Mais de 200 PASCH-Alumni, como são chamados os ex-alunos, frequentaram o evento. Enquanto isso, a Karrieremesse também ocorreu online, dando àqueles que não puderam estar presentes, a possibilidade de também se conectar com universidades, empresas e outros ex-alunos.
Na parte da tarde, ocorreu a cerimônia oficial, juntamente com a abertura do Congresso Mundial de Escolas Alemãs. Na cerimônia, estavam presentes autoridades como o Ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas, a representante do Parlamento alemão Ulla Schmidt e o presidente do Goethe-Institut, Klaus-Dieter Lehmann.
“Cada aluno que aprendeu alemão, cada estudante que frequentou as nossas universidades, cada professor que entrou em contato com a Alemanha é parte de uma comunidade global que está conectada para sempre com este país e que contribui, desta forma, para que a Alemanha faça parte e seja compreendida no mundo do século XXI” disse o Ministro Heiko Maas em sua fala de abertura da cerimônia para os mais de 500 convidados presentes. Ele ressaltou a importância da imersão em uma nova cultura para a tolerância e a desconstrução de extremismos e o papel relevante que o PASCH ocupa neste processo.
Representando o Brasil e o Goethe-Institut São Paulo, estavam presentes a coordenadora da Iniciativa PASCH no Brasil, Lucia Alt, a assistente de projeto para o Brasil, Lara Kadocsa, as ex-alunas Aline Steinke e Jaqueline Isabell Rachor, da Escola Barão do Rio Branco em Blumenau, Bruna Andreis de Vasconcelos, do Colégio Província de São Pedro em Porto Alegre e o ex-aluno Matheus Malty Rubin, do Centro Interescolar de Línguas 1 em Brasília.