No final de maio, alunas e alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS e do Colégio Província de São Pedro, escolas parceiras do Goethe-Institut na Iniciativa PASCH, visitaram a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul acompanhados pela professora de alemão e artes Gerhild Schiller. A professora foi convidada pelo Goethe-Institut para realizar um tour pela Bienal, descrevendo e comentando as exposições artísticas em alemão.
A interação em alemão foi constantemente estimulada. Os alunos deveriam descrever seus sentimentos e sensações que as imagens transmitiam, caracterizar e interpretar as obras visitadas, além de eleger, no final, a sua obra favorita.
Com o título O Triângulo Atlântico, a Bienal exibiu obras de artistas de três continentes: América, África e Europa. Estes artistas buscaram representar a tensão nas relações e os pontos de contato entre as culturas indígena, europeia e africana. O roteiro da visita incluiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e a Praça da Alfândega no Centro Histórico de Porto Alegre.
“Sair do ambiente da escola e ter contato com outra forma de expressão e com uma falante nativa motivou os alunos”, conta a professor Cintea Richter, do Colégio Província.
![©Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ©Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul](http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/uploads/PASCH-Schulen_EscolasPASCH/UFRGS.jpg)