![PASCH no Brasil](http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/uploads/JUKU/Foto01.jpg)
Por João Eduardo Raimundo Vuolo - Colégio Vértice, São Paulo - SP
Quando fiquei sabendo que fui um dos selecionados para a bolsa para a viagem para a Alemanha em julho, fiquei realmente muito feliz. Mas naquela altura, ainda não tinha ideia do impacto que aquele tempo longe do Brasil teria na minha vida. O lema do PASCH “Escolas: uma parceria para o futuro” resume, de certa forma, como o investimento que fizeram em mim me afetou.
“Ta tranquilo, ta favorável”. Essa foi com certeza a música que mais tocou durante o curso em Duderstadt. Para muitos, isso é uma futilidade, mas se analisarmos bem, vemos que há um real significado nesse fato. Há, no mundo inteiro, um grande preconceito em relação a culturas de diferentes nações. Muito se pensa que o alemão é frio e antissocial, os asiáticos fechados e calmos, os muçulmanos intolerantes. Minha primeira afirmação neste texto mostra completamente o oposto. Na verdade, somos todos humanos, temos todas as mesmas capacidades, somos iguais, e não é o local de nascimento de cada um que o difere do outro. Pude ver exatamente isso durante os 20 dias na Alemanha, com pessoas de 13 diferentes países. Dançar uma música como “ta tranquilo, ta favorável” com elas consagrou essa quebra de rótulos.
Além da convivência, há o fator do aprendizado. Não há lugar melhor para se aprender alemão do que em um curso para jovens na Alemanha, com professores alemães, coordenadores alemães, monitores alemães, circundado por uma cidade tipicamente alemã como é Duderstadt, com pessoas interessadas em aprender alemão. Nessas três semanas, meu conhecimento aumentou muito, mas realmente muito. No dia 10 de junho de 2016 fiz minha prova do A2 aqui no Brasil. Um mês depois embarquei para o curso, e em duas semanas lá, fiz a prova do B1, da qual recebi meu certificado. No Brasil, tendo aulas duas vezes por semana, eu levaria 1 ano e meio entre as duas provas.
Esses são os principais motivos que fizeram do intervalo entre os dias 10/07/2016 e 30/07/2016, com certeza, os melhores 20 dias da minha vida. Por isso, gostaria de agradecer o Colégio Vértice, minhas professoras Frau Dominici e Frau Von Wallwitz, e principalmente o PASCH, por fazerem dessa experiência possível.