Quantcast
Channel: Blog: PASCH no Brasil – Escolas: uma parceria para o futuro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 402

2º Encontro Sulamericano de PASCH-Alumni

$
0
0

Foto: PASCH no Brasil/Filme para Bailar

Com o objetivo de fortalecer a rede Alumni na América do Sul e apoiar os ex-alunos e ex-alunas no intercâmbio de experiências acadêmicas e profissionais, o Goethe-Institut, junto ao Ministério das Relações Exteriores, promoveu entre os dias 27 e 29 de outubro de 2017 o 2º Encontro Sul-Americano de PASCH-Alumni.

O evento reuniu 31 Alumni de sete países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru), vindos de 19 cidades diferentes, com o intuito de fortalecer os vínculos entre esses jovens que têm em comum o interesse na língua alemã e na Alemanha.

Durante três dias de programação intensa, os ex-alunos e ex-alunas puderam participar de oficinas para o desenvolvimento de projetos conjuntos, assistir a palestras sobre a iniciativa PASCH - Escolas: parceiras para o futuro e saber mais sobre as possibilidades de estudo e pesquisa na Alemanha. Além disso, os participantes puderam ainda conhecer a cidade de São Paulo e ter uma visão sobre a oferta cultural dessa metrópole.


Foto: PASCH no Brasil/Filme para Bailar

Para dar as boas-vindas aos participantes e apresentar a programação do evento, estiveram presentes no primeiro dia do encontro Thomas Gödel, diretor de ensino do Goethe-Institut na América Latina, Lucia Alt, coordenadora PASCH no Brasil, representantes do Goethe-Institut São Paulo e Paul Leonhardt, diretor de imprensa do Consulado Alemão em São Paulo. Lucia também deu uma palestra sobre a iniciativa PASCH - Escolas: parceiras para o futuro e a assistente PASCH do Goethe-Institut Lima, Sandra Brunträger, falou sobre a trajetória de desenvolvimento e evolução da iniciativa.

Ainda como parte da programação do primeiro dia, Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP, explicou aos Alumni o que é a Casa Alemã de Ciências e Inovações São Paulo. Houve também uma palestra sobre os programas de incentivo e bolsas de estudo na Alemanha, realizada por Francine Camelim, assistente do Centro de Informação do DAAD São Paulo. Para compartilhar com os Alumni informações sobre como é estudar e pesquisar em instituições de ensino na Alemanha, estiveram presentes Sören Metz, Liaison Officer em São Paulo da Technische Universität München, Nora Jacobs, diretora do escritório de relacionamento em São Paulo da Freie Universität Berlin, e Sebastian Rocca, diretor do escritório de relacionamento para América Latina das German Universities of Applied Sciences.

Além disso, os PASCH-Alumni do Brasil Diego Freitas, Julia Moreschi, Matheus Martins, Renan Souza, Rodrigo Heinzle, Caio Carloni, Diego Carvalho e Letícia Brognoli realizaram diversas palestras sobre a plataforma PASCH-Alumni, compartilhando com os demais colegas sul-americanos conhecimentos e experiências ligados às ações e projetos desenvolvidos pela iniciativa.

O segundo dia do encontro foi dedicado ao workshop de “Desenvolvimento e Aplicação de Projetos Contínuos”, moderado por Jonaya de Castro e Gabriela Juns. Para Jonaya, “a maior contribuição do workshop é fomentar a cultura de rede entre os Alumni, colaborando para que o contato entre eles se mantenha, principalmente, por meio dos projetos criados em conjunto, a partir dos quais os Alumni produzem conteúdos em língua alemã”.


Foto: PASCH no Brasil/Filme para Bailar

No terceiro dia, por fim, o encontro voltou-se à cidade de São Paulo. No período da manhã, os participantes realizaram um city tour para conhecer mais sobre a metrópole que foi sede do encontro. Já no período da tarde, puderam provar um pouco da oferta cultural da cidade com a visita à uma exposição. O fechamento do evento ficou por conta de Lucia Alt, discutindo a continuidade da aprendizagem da língua alemã. Em seguida, foram tratadas junto aos participantes a avaliação geral do encontro e perspectivas futuras para a iniciativa PASCH.


Foto: PASCH no Brasil/Filme para Bailar

Para os participantes, o encontro foi muito importante para o estreitamento de laços entre os países e para a manutenção do interesse pela língua alemã e pela Alemanha. De acordo com Julian Villa-Turek, do Gimnasio Alemán Friedrich von Schiller, de Bogotá, Colômbia, “É importante que novos e antigos falantes da língua alemã construam redes de interação e conexão, e contribuam com o desenvolvimento da região latino-americana, respeitando e convivendo com um multiculturalismo que, se bem estruturado, pode ser benéfico para todos”.

Jerly Vargas, do colégio Sagrado Corazón Schule, de Lima, Peru, afirmou: “É uma motivação para mim poder transmitir o que aprendi e desenvolver novos projetos que conectem tanto alunos quanto ex-alunos à língua alemã, com o objetivo de realizar seus sonhos. Graças a esta iniciativa, o interesse pelo idioma e pela cultura alemã poderá ter um maior impacto”.


Foto: PASCH no Brasil/Filme para Bailar

Você pode conferir mais fotos do Encontro em nossa página no Facebook.

Se você é ex-aluna ou ex-aluno de escolas parceiras do Goethe-Institut na iniciativa PASCH e deseja fazer parte do grupo, acesse este link.

Texto por Daniela Yumi Fujiwara


Viewing all articles
Browse latest Browse all 402