Quantcast
Channel: Blog: PASCH no Brasil – Escolas: uma parceria para o futuro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 402

A organização de uma cidade alemã

$
0
0
REPORTAGEM BLICKWECHSEL

O aluno Antônio, do Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte, Minas Gerais, é o atual bolsista do programa “Blickwechsel - Ein Jahr in Deutschland”, promovido pelo Goethe-Institut e pelo Youth for Understanding (YfU) e já completou os primeiros meses de seu intercâmbio de um ano na Alemanha.

A experiência, como previsto, está sendo inesquecível, e por isso pedimos a Antônio que trouxesse um pouco de suas vivências no exterior para os alunos e alunas brasileiros que sonham com a oportunidade de estudar e viver na Alemanha. Vamos ver o que ele nos conta sobre as cidades alemãs!



As cidades alemãs são muito organizadas. Da limpeza ao transporte público, do sistema educacional ao sistema de reciclagem.

TRANSPORTE

O que mais me chama a atenção nas cidades alemãs é o transporte. São vários modos de transporte. Há muitos ônibus, o deslocamento por bicicleta é muito fácil e algumas cidades também contam com os “bondinhos”, que facilitam ainda mais o transporte. Toda cidade da Alemanha (até mesmo as mais pequenas) possui estações de trem. A locomoção dentro do país é bem fácil e estudantes ganham passe grátis para ir e voltar da escola.

SEGURANÇA

Não existe aquele perigo de ser assaltado a qualquer momento, aquela insegurança ao andar pelas ruas como ocorre no Brasil. A criminalidade no país é muito baixa e as cidades são muito seguras.

CIDADANIA

As ruas estão sempre limpas e sem sujeira, entretanto há muitos cigarros no chão. Na Alemanha, reciclagem é coisa séria. Tudo aqui é reciclado. Em casa, temos a lixeira para orgânicos, papel e plástico. Eles separam o vidro até pela cor (verde, marrom e transparente).

Nas cidades alemãs, sendo um pedestre, se você atravessar a rua no sinal vermelho para pedestre, algum guarda pode ver e multá-lo, ou até mesmo tirar sua carteira de motorista.

Não que no Brasil se possa atravessar no sinal vermelho, mas todo mundo faz. Este é um simples exemplo que mostra bem como funcionam as coisas na Alemanha. Regras são para serem seguidas por cada cidadão, para que assim o todo possa funcionar.


Antônio Tadeu S., do Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Atual bolsista brasileiro do programa “Blickwechsel - Ein Jahr in Deutschland”, promovido pelo Goethe-Institut e pelo Youth for Understanding (YfU)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 402