Quantcast
Channel: Blog: PASCH no Brasil – Escolas: uma parceria para o futuro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 402

Relatos da iniciação universitária na Universidade de Heidelberg

$
0
0
No começo do mês, um grupo de bolsistas composto por 18 alunos e alunas das escolas parceiras do PASCH na América do Sul deixou a cidade de Heidelberg, na Alemanha, após um curso de iniciação universitária de duas semanas. Os alunos, todos cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e com, no mínimo, Certificado de Proficiência no nível A2, tiveram aulas de alemão diárias e frequentaram os cursos oferecidos pela Universidade de Heidelberg, além de participarem de atividades culturais e passeios na região.

O objetivo do programa é oferecer aos participantes a oportunidade de provar a vida de estudante na Alemanha, aumentar a sua competência no idioma alemão e descobrir mais sobre meios para de continuar sua formação no país. Veja o que os bolsistas brasileiros acharam da experiência:

GABRIEL T. – Escola Barão do Rio Branco – Blumenau, SC



Essas duas semanas que eu passei em Heidelberg estão certamente entre as mais importantes da minha vida. Foram inúmeras experiências multiculturais, com novos amigos, vistas impressionantes e a incrível possibilidade de ter aulas na universidade mais antiga de toda a Alemanha.

Toda a programação foi bem planejada para nos trazer a melhor experiência possível, desde a estadia em um albergue onde estavam hospedadas pessoas de diversas partes do mundo até as aulas diárias de alemão bastante dinâmicas e com temas de muita importância no contexto universitário. Além disso, os passeios para o castelo de Heidelberg e para as cidades de Mannheim e Speyer só contribuíram para a nossa felicidade.

Acima de tudo, a oportunidade de visitar diversos cursos e ter um gostinho de como é a vida de um universitário na Alemanha foi algo maravilhoso para nossa formação pessoal. Tivemos muita independência e responsabilidade, e isso serviu como ótima referência para um possível futuro de estudos no país.

Depois desse curso, eu só trouxe coisas boas para casa, fiz muitos amigos e pude realmente abrir minha mente para todas as possibilidades que existem para o meu futuro como estudante. Agora só aguardo a próxima oportunidade de voltar.

ENZO M. – Colégio Anchieta – Salvador, BA



Minha viagem para a Alemanha foi uma experiência memorável. Desde quando fui selecionado para o programa, ao encontro com os demais colegas no aeroporto em São Paulo até chegarmos ao albergue, tudo me causou muita ansiedade e preocupação. Passava por muitas situações que eu não havia vivenciado e que me deixavam meio perdido. Foi minha primeira viagem para o exterior sem ninguém da família, isso exigia de mim maturidade e me deixava bastante apreensivo. Somava-se a isso o fato de eu não confiar nada na minha habilidade de falar alemão. Mas toda essa tensão foi se dissolvendo com os dias. Fui fazendo amigos de diversos países e a cidade de Heidelberg é muito aconchegante e acolhedora. Após passar pelas primeiras aulas na Universidade, passei a curtir de outra forma a viagem. Eu consegui entender boa parte das aulas, em especial aquelas sobre assuntos que eu já tinha algum conhecimento e as aulas de alemão foram me dando mais segurança com a língua. Aprendi e vivi a cultura alemã, que passei a admirar ainda mais enquanto tudo aquilo abria a minha mente. Era um novo mundo. Espero um dia poder voltar para estudar lá, e talvez até reencontrar meus amigos!

ANA CLARA I., Escola Barão do Rio Branco – Blumenau, SC



Eu me desenvolvi muito como pessoa nessas duas semanas que vivi em Heidelberg. Cada momento que passamos longe de nossa rotina nos muda, e foi isso que essa viagem fez comigo, de maneira muito intensa. Não apenas evolui em relação ao idioma, mas também em relação à responsabilidade, à independência, ao respeito ao diferente. Foram duas semanas extraordinárias, conhecendo um pouco mais da Alemanha a cada dia, aprendendo a respeitar a sua cultura e a cultura dos diferentes países dos meus colegas da América do Sul. Sou muito grata ao PASCH e ao Goethe-Institut por terem me proporcionado novamente uma experiência tão única e inesquecível.

PEDRO G., Colégio Província de São Pedro – Porto Alegre, RS



Inacreditável. Mais uma vez, o PASCH conseguiu. Este curso de iniciação universitária em Heidelberg foi uma das melhores experiências da minha vida. Muito mais que alemão, eu aprendi diversas lições de vida e também sobre a cultura alemã. Conheci muitas pessoas, e tive a oportunidade de conhecer novas culturas. Durante este curso, além das aulas de alemão, eu também tinha a oportunidade de cursar aulas de cursos oferecidos pela universidade. No meu caso, decidi frequentar o curso de economia. Além de tudo, ainda havia tempo livre para conhecermos a cidade e passear com os novos amigos. Contamos sempre com a assistência de Jan e mais 4 alunos da Universidade – Ibo, Johanna, Misch e Patrick-, com quem nos divertíamos bastante conhecendo os pontos turísticos e a programação cultural da cidade. Esta experiência com certeza trará benefícios que durarão a vida toda, e eu jamais a esquecerei.

ANA CLARA M. – Centro Interescolar de Línguas 01 – Brasília, DF



Heidelberg me surpreendeu. Ao chegar naquela cidade tão acolhedora, percebi o quanto ela me fazia sentir como se estivesse numa segunda casa. Conhecer melhor um local que possui tanta história foi um privilégio o qual não posso deixar de contar e recontar. Todos os dias eu passava pela rua principal e sempre havia algo novo para se conhecer e entender. Estar realizando um curso na universidade mais antiga da Alemanha parecia um sonho, estudar em Heidelberg, mesmo que por um curto momento, abriu horizontes e tirou muitas dúvidas de como era estar na universidade, como era a rotina, como eram os professores, os colegas de classe. Receber essa oportunidade no último ano do Ensino Médio foi muito importante, porque pude pensar e refletir na nova etapa que está por vir. Sou intensamente grata por poder ter estado em Heidelberg, poder ter conhecido as pessoas de lá e por poder ter obtido tantas experiências que me ensinaram muito além da vida acadêmica, me ensinaram a olhar o mundo à minha volta de uma maneira diferente e compreender melhor como eu posso agir para melhorar o que está ao meu redor.

RAFAEL B. – Colégio Vértice – São Paulo, SP



A minha vivência em Heidelberg foi uma ótima oportunidade para melhorar a minha proficiência em alemão, por conta das aulas de alemão, das palestras assistidas na faculdade da cidade e da própria vivência com alemães. Porém além de tratar desse âmbito mais voltado aos estudos, a viagem também foi super divertida por conta de todas as amizades feitas não só com os outros brasileiros, mas também com as pessoas de outros países da América do Sul. Heidelberg é uma cidade muito bonita e se não fosse a minha bolsa eu nunca conheceria ela.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 402