Jugendkurs in Schwäbisch Hall
![](http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/uploads/38.serendipityThumb.png)
No dia 3 de julho eu conheci outros brasileiros no aeroporto de Guarulhos, muitos deles iriam para Schwäbisch Hall comigo, então tentei puxar assunto. No começo estávamos todos um tanto tímidos, mas fomos nos soltando aos poucos e acabamos jogando uma partida de UNO, o jogo que costuma acabar com amizades. Eu não sabia disso nessa hora, mas essas pessoas viriam a se tornar praticamente uma família para mim durante a viagem.
Além do grupo de brasileiros que eu já havia conhecido no aeroporto, quando chegamos lá pude conversar com pessoas do mundo todo, começando pelo pessoal da Argentina que vimos no aeroporto de Frankfurt e as pessoas das demais nações que foram chegando ao Jugendherberge, local de nossa estadia. Ainda levou um tempo para cair a ficha de que aquilo estava mesmo acontecendo, e até hoje me parece surreal o quão perfeitas foram essas 3 semanas.
No grupo em que eu tive a sorte de ficar e dividir essa experiência as pessoas eram absurdamente bondosas e gentis umas com as outras, nós éramos todos de culturas e países diferentes e mesmo que ficávamos o dia inteiro juntos não tinha uma briga sequer, foi um dos ambientes mais acolhedores que eu já vi, lá podiamos todos ser 100% nós mesmos e apenas se divertir sem preocupação nenhuma.
Não posso deixar de dizer que a equipe de Betreuers que cuidou de nós era excepcional e sou grata demais por ter também conhecido cada um deles. A programação dos nossos dias era sempre demais, podíamos escolher no que gostaríamos de participar e tivemos também excursões para outras cidades onde nos divertimos muito!
A experiência que eu tive na sala de aula foi também maravilhosa e as aulas da minha professora, Marta, eram sempre divertidas e dinâmicas, além da atmosfera incrível criada pelos demais amigos da minha sala. A vivência de ter conhecido pessoas dos mais diversos países e culturas e aprendido com elas é algo que eu não trocaria por nada nessa vida.
A viagem foi uma ótima oportunidade para que eu melhorasse meu alemão e adquirisse mais confiança na língua, mas não só isso, foi também uma experiência completamente humana, na qual eu vivi alguns dos melhores dias da minha vida e fiz amizades lindas que levarei para sempre."
Helena Ruiz
Campinas (SP)
Colégio Rio Branco - Campinas