Quantcast
Channel: Blog: PASCH no Brasil – Escolas: uma parceria para o futuro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 402

JUKU Primeira Geração – Christian Gofferjé

$
0
0
Em comemoração aos 10 anos da iniciativa PASCH, perguntamos aos participantes das primeiras edições dos Jugendkurse (JUKU) o que eles estão fazendo e qual a sua relação com o alemão hoje! Veja o que como a língua alemã ajudou o Christian, ex-aluno da Escola Barão do Rio Branco em Blumenau!

Amigos feitos durante o curso em passeio pela cidade de Kirchheimbolanden, JUKU 2008

“A língua alemã sempre foi presente em minha vida, seja pelos fins de semana na casa de minha avó onde com frequência praticávamos a língua, seja pela influência de minha terra natal, Blumenau. Era um desafio entender aquela língua, que de primeiro momento parecia tão difícil e estranha, mas que aos poucos foi se tornando um desafio incrível e apaixonante a cada nova palavra aprendida e a cada nova conversa realizada.

O desafio de querer aprender cada vez mais me levou as aulas de alemão na Escola Barão do Rio Branco, onde com o incentivo de minha professora e colegas, evoluí gradativamente. Foi quando surgiu um primeiro grande desafio. Estudar alemão durante três semanas na Alemanha! Após muita dedicação, veio a surpresa, consegui passar no teste! De malas feitas para Kirchheimbolanden, embarquei em uma viagem que me fez me apaixonar pela Alemanha, onde pude conviver com a cultura local, bem como com diversas outras através de colegas estudantes do mundo inteiro. Muitas amizades permanecem até os dias de hoje!

Após essa experiência, mantive por anos o desejo de poder voltar ao país e poder conhecer ainda mais de seus encantos. Foi quando, durante o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), tive a chance de realizar um intercâmbio estudantil para a cidade de Bonn. Lá frequentei a Alanus Hochschule, uma universidade que me possibilitou ter aulas e palestras em diferentes áreas do curso, tudo na língua alemã. A convivência direta com a cultura, costumes e o povo local foi fundamental para minha evolução profissional e humana, além de tornar a Alemanha um país ainda mais especial para mim.

Meu conhecimento da língua, hoje intermediário, e experiência fora do país, me permitiu conseguir uma vaga de trabalho em uma das maiores empresas de criação de conteúdo do mundo, a Creative Drive. Hoje trabalhando na sede central da América Latina situada na cidade de Florianópolis, tenho a oportunidade de conversar com pessoas de diferentes países do mundo, inclusive na língua alemã.

Sem dúvidas o aprendizado do alemão é um grande desafio para qualquer pessoa, mas também é uma grande oportunidade de criar laços com um país incrível, de se desafiar em busca da melhora, e abre portas para conhecer pessoas e experiências fantásticas.”

Sou muito grato pela qualidade de ensino do Goethe-Institut e pelas oportunidades ocasionadas por ela.”

Início do período de estudos em Arquitetura e Urbanismo na Alanus Hochschule (Bonn, Alemanha), em 2013

Viewing all articles
Browse latest Browse all 402