Ex-aluno da Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau, Gabriel Thiem está cursando desde agosto o Studienkolleg Mettingen para poder frequentar uma universidade alemã. Veja o que ele conta sobre esta experiência e o que ele fez para chegar lá!
Gabriel Thiem
Alumnus PASCH, Escola Barão do Rio Branco, Blumenau
“Em 2010, quando entrei na Escola Barão, escolhi aprender alemão pois sabia que o idioma me traria muitas boas oportunidades no futuro. Durante os anos escolares, participei de muitos eventos culturais e competições e fiz dois intercâmbios relacionados à língua alemã, sempre com todo o incentivo dos professores e da iniciativa PASCH.
Por ter aprendido o idioma, pude conhecer novas culturas e fazer muitas novas amizades. Esta influência do PASCH na minha vida foi e continua sendo certamente muito positiva. Resolvi então me inscrever para o Studienkolleg, pois achei esse o melhor caminho para se entrar em uma universidade alemã com tranquilidade e aproveitar o que há de melhor em educação superior.
Minha candidatura para a vaga aqui em Mettingen foi relativamente simples: precisei enviar meu histórico escolar, certificado de língua estrangeira, currículo e passaporte. Depois de algumas semanas, me avisaram que havia conseguido a vaga. O curso, com duração de um ano, é totalmente gratuito. Tenho apenas que pagar meus custos de vida.
Possuo a intenção de cursar Informática, provavelmente em uma TU (Technische Universität), pois gosto muito da área de tecnologia. O alemão será evidentemente um diferencial para se trabalhar em empresas desse meio, já que este é bem desenvolvido no país. Através do meu trabalho, pretendo fortalecer a relação entre o Brasil e a Alemanha, compartilhando as experiências que obtiver aqui.
Para aqueles que estão aprendendo alemão no momento, fica então a mensagem: não desistam, continuem estudando, mesmo que pareça complicado. As recompensas obtidas no final dessa jornada vão sempre valer a pena.”
Parabéns pelas suas conquistas, Gabriel!