Quantcast
Channel: Blog: PASCH no Brasil – Escolas: uma parceria para o futuro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 402

3º lugar do concurso de relatos JUKU de janeiro de 2018

$
0
0
Dentre os 16 alunos e alunas bolsistas que participaram do curso para jovens em Frankfurt am Main, na Alemanha, em janeiro de 2018, três se destacaram no concurso de relatos de retorno. Seus textos são inspiradores, repletos de emoção e carregados de aprendizado. Hoje compartilhamos o relato da terceira colocada Maria Cecília M., de Fortaleza. Ao longo da próxima semana, revelaremos o resto do pódio, fique ligado!

Maria Cecília S. M.
EEEP Paulo VI - Fortaleza, CE



"Demorou para acreditar que eu havia ganhado a bolsa e iria para a Alemanha, mas logo descobri que não era um sonho, era real! Deixa-me muito feliz falar da minha experiência. Não foram simplesmente 3 semanas de aulas, aprendizado e de conhecimento de outros lugares, foi na verdade uma mudança como pessoa, como estudante e, principalmente, de visão de mundo! Posso dizer com certeza que jamais vou esquecer essa experiência que mudou e marcou minha vida para sempre!
Voltei da Alemanha conhecendo mais a mim mesma e descobri que sou perfeitamente capaz de ir além e superar até mesmo minhas próprias expectativas. Era uma pessoa sem muita iniciativa e um tanto envergonhada, colocava limites em mim mesma que me impediam de ser ainda melhor nas atividades escolares e na minha própria vida pessoal. A língua alemã me proporcionou esse crescimento pessoal para fazer amizades e voltar para o Brasil falando ainda melhor o idioma, pois precisei, de alguma forma, superar minha dificuldade e perder a vergonha.

Essa superação se deu graças a meus novos amigos (tanto brasileiros como de outros países), com quem fiz fortes laços de amizade, e também aos Betreuers e professores, aos quais sou muito mais que grata por terem me apoiado, ajudado e acreditado em mim. Eles sempre estavam à disposição para o que eu necessitasse e se tornaram grandes amigos. Eu jamais irei esquecer as diferentes culturas do país e também da cultura das pessoas com diferentes nacionalidades que estavam ali para também participar do curso. A troca de conhecimentos foi boa demais e eu pude aprender bons hábitos com elas, além de ter a chance de voltar para o Brasil com um entendimento maior sobre o mundo e sua sociedade.

Foram muitos os momentos emocionantes e únicos que vivi, como, por exemplo, quando fomos ver neve. Foi minha primeira vez e era indescritível o tamanho da minha alegria e empolgação, além do dia em que fomos visitar a prefeitura de Frankfurt, também foi muito legal! Ter a inesperada oportunidade de conhecer de pertinho o modo de vida de um novo povo e ver as tecnologias e modernidades de Frankfurt foi essencial para o meu futuro e sinto o desejo de dedicar-me ainda mais depois desta experiência.

Eu já era antes, mas voltei ainda mais apaixonada pela língua alemã e agora pela Alemanha! Quando aprendemos uma língua nova, também aprendemos sobre a história das nações que a tem como oficial e isso nos deixa mais próximos e unidos, além de nos dar mais liberdade de comunicação. Pretendo depois dessa viajem esforçar-me cada dia mais para alcançar novas oportunidades como esta. Hoje sei que sou capaz, afinal, quem um dia iria imaginar que uma menina sem muitas condições financeiras e estudante de escola pública pudesse desfrutar dessa incrível oportunidade? Mas eu consegui! Estou tão deslumbrada e entusiasmada que quem sabe um dia eu possa estudar na Alemanha novamente, ou então, quem sabe, morar lá. Como retrata uma música do Mark Forster: “Die Welt ist klein und wir sind groß“ (O mundo é pequeno e nós somos grandes!). ”


Viewing all articles
Browse latest Browse all 402